domingo, 7 de novembro de 2010

Guarda Verde alerta pescadores.

A Guarda Municipal através do Grupamento Ambiental ( Guarda Verde ), alerta a comunidade que do dia 01 de novembro a 28 de fervereiro de 2011, a pesca de´espécie nativas estão proibidas. Será permitida apenas captura de espécie exóticas ( de outros paises), de outras bacias brasileiras e híbridas ( produzidas em laboratório), tendo em vista o periodo da Piracema.

A palavra Piracema é de origem tupi e significa " saida dos peixes para desova", Refere-se ao periodo em que os peixes buscam os locais mais adequados para a desova e alimentação. O fenômeno acontece todos os anos, coincidindo com o inicio do periodo das chuvas, entre os meses de novembro e fevereiro. Ao fim desta epóca, formam-se lagoas às margens dos rios, onde as ovas ficam detidas. Nesses locais, as chances de sobrevivência dos alevinos ( filhotes ) são maiores, pois as águas são ricas em alimentos.

A pesca amadora é permitida desde que o pescador tenha a carteira de pesca e respeite as espécies nativas. O pescador que portar, guardar ou transportar aparelhos e equipamentos de pesca não autorizados ou em quantidade superior a permitida pode ser multado e ter os equipamentos apreendidos.

O Grupamento Ambiental, estará intensificando as fiscalizações no patrulhamento aquático e terrestre. Todas as ações e operações estarão voltadas para o combate a pesca ilegal e predatória

                                    A PESCA PREDATÓRIA É CRIME !

DENUNCIE !  PELO TELEFONE  153 OU 36972099.

Um comentário:

  1. alem disso a instrução normativa do IEF, 222, 223 e 224 tras as regras para a pesca neste periodo defeso, dentro eles a quantia de tres quilos de pescado por dia de pesca. Coordenador Fagundes

    ResponderExcluir