A Ropam - Ronda Patrimonial Municipal, recém-criada pela Guarda Municipal (GM), inicia operação na próxima terça-feira, 1º de fevereiro. O grupo especial, composto por 67 guardas, tem como objetivo principal cuidar do patrimônio arquitetônico e histórico do município.
Ao todo, são 150 pontos em diversas regiões da cidade, que terão monitoramento aperfeiçoado com rondas diárias da Ropam em período de 24 horas. O diretor da GM, Marcelo Bastos, detalha que o patrulhamento será inovado e intensificado em todas instituições de ensino, locais de serviços de saúde, hospitais, patrimônios turísticos e históricos como a Urca, Thermas Antonio Carlos, Museu e Prefeitura.
O Diretor Bastos informa, ainda, que a ação inclui as comunidades rurais, principalmente as quatro escolas existentes naquele setor, que terão a atenção do Grupamento Ambiental da GM. Segundo ele, todos os pontos de monitoramento eletrônico estão sendo reavaliados e outros serão criados, visando ampliar a área de cobertura e melhorar a ação preventiva da corporação.
Na avaliação de Bastos, a ronda eletrônica da GM criada em 2005 obteve bons resultados, contribuindo para o decréscimo dos casos de vandalismo e furtos em prédios públicos. "O programa atual foi aperfeiçoado e vai mudar a rotina de trabalho, com base nas experiências colhidas nos últimos seis anos", prevê.
Especialização
Bastos diz que a especialização e o foco na atuação são características dos componentes da Ropam, por isso, serão desenvolvidos programas com a corporação para esclarecer características do patrimônio histórico, turístico e arquitetônico da cidade. Conforme o diretor, leis municipais, códigos de posturas e ambiental, normas de prevenção de acidentes e de vigilância sanitária também serão debatidos.
Quero desejar ao novo Grupamento ROPAM boa sorte e é assim que vamos crescendo com as divisões de Grupamentos e especialização dos Gms.
ResponderExcluir