Os equipamentos doados são armas tipo Taser, de choque elétrico, que imobilizam o agressor, e vão reforçar o combate ao crime com preservação da vida. Como exemplo de uso das armas está a utilização na Operação Integrada de Fiscalização, que acontece todos os finais de semana em diversos pontos da cidade com a participação de fiscais da Prefeitura, GCMs e Policias Militar e Civil.
Implantada em julho de 2010, a Operação Integrada busca ampliar os resultados obtidos pelo programa Diadema Legal, que fiscaliza o cumprimento da Lei de Fechamento de Bares (LM 2.107, de 15 de julho de 2002). No primeiro trimestre deste ano, a Operação registrou 821 ocorrências, com maior demanda nos veículos multados (625), seguido de som alto (61), "pancadões" (41), veículos apreendidos (40) e bares abertos após 23h (30).
Treinamento
O Ministério da Justiça, além de doar as armas, também dará o treinamento, que será realizado em maio (em data a ser definida), por integrantes da Força Nacional. Além do aspecto não-letal, a tecnologia presente no armamento garante situações de segurança no manuseio e no controle adequado de seu uso pelo agente policial. Inicialmente, 50 guardas civis municipais de Diadema receberão o treinamento. Os critérios definidos são, especialmente, os GCMs classificados no concurso interno para Classe Distinta e que tenham habilitação para uso de arma de fogo. Já as armas, que vêm como patrimônio do Ministério da Justiça, também serão patrimoniadas pela Prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário