quarta-feira, 15 de junho de 2011

R.O.M.U


ROMU ( RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL )
                               
A ROMU é uma unidade de operações especiais, se vista dentro do conceito geral de operações especiais.

ROMU é o serviço que compreende patrulhamento ostensivo motorizado em apoio às unidades de policiamento setorial.

A ROMU atua na chamada “saturação” do policiamento em pontos críticos e seu foco é o patrulhamento nas ruas e avenidas, Parques e Praças, além de apoiar as outras viaturas em ocorrências de maior gravidade.

As patrulhas (ou equipes) de ROMU são compostas por 3 ou 2 GCMs, sob comando de um graduado.

A rotina da ROMU é o patrulhamento motorizado, sendo que as incursões nas áreas de risco são feitas em decorrência do patrulhamento e não como uma ação específica.

O treinamento da ROMU é também diferente . O foco do treinamento da ROMU é a abordagem e busca em pessoas após fundada suspeita ou denúncia anônima. É mantido um padrão nas condutas de patrulhas embarcadas ou a pé .
Não há um “curso de ROMU” obrigatório e o Guarda Municipal é selecionado a partir da sua conduta diária na unidade, experiência em policiamento e comportamento disciplinar.

A ROMU tem uma mística muito forte. Os símbolos da ROMU (a boina preta e o braçal de couro com as letras R-O-M-U douradas) são venerados. Na unidade, até se fala em “Guarda DA ROMU” (aquele que apenas serve na unidade) e o “Guarda DE ROMU” (aquele que realmente internaliza os valores e a mística da unidade).

Pronta e imediata resposta de reação tática em ocorrências de maior gravidade as viaturas de ROMU devem "cobrir" de forma rápida e eficiente as demais viaturas, trabalhando sempre apoiadas pela proximidade de outra equipe de ROMU, tem capacidade reativa pelo conceito de supremacia de força e de meios, respondendo rapidamente pela demanda de apoio e cobertura, as viaturas de ROMU não tem area setorial limitada, podem circular livremente por toda a extensão da cidade, inclusive nas areas rurais porém é lançada no foco do problema no intuito de resolve-lo. o diferencial de equipes de ROMU ficam por conta de:

a) Seleção do Guarda Municipal, observando-se conceitos profissiográficos especificos;

b) Capacidade do Guarda Municipal quanto a resistência a fadiga fisica;

c) Capacidade do Guarda Municipal de atuar em cenários hostis e de alto risco pessoal;

d) Capacidade do Guarda Municipal de atuar sob forte estresse emocional;

e) Disciplina individual acima da média geral;

f) Demonstração de carga suficiente de estar dentro do campo de "Área Afetiva" com plenitude.

ASSIM SÃO AS EQUIPES DE ROMU.

NOSSO TELEFONE É O 153 CHAMADA GRATUITA  ATENDEMOS 24HS POR DIA

QUALQUER EMERGENCIA PODE NOS ACIONAR E IREMOS ATÉ VOCÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário