domingo, 30 de outubro de 2011

PALESTRA SOBRE OFÍDIOS









Dia 29/10/2011 a GUARDA VERDE esteve na PUC MINAS e ministrou uma breve palestra a respeito de ofídios com os alunos de veterinária , abordados temas como se prevenir os cuidados e como agir caso sejam atacados ou vítimas dos mesmos .

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Guarda Verde captura Serpente.



Dia 27/10/2011 a GUARDA VERDE foi acionada e deslocou até ao escritório veterinário do Canil Municipal e capturou uma serpente tipo ( URUTU CRUZEIRO ) , posteriormente a mesma foi solta em seu habitat natural.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pessoas em atitude suspeita são abordadas pela ROMU.

Em (24/10) após denúncias anônimas de que individuos faziam uso de entorpecentes próximo ao Museu, a Guarnição da ROMU 220 deslocou até ao referido local e após fundada suspeita abordou alguns individuos e como nada de ilicito foi encontrado os mesmos foram liberados.

Menor é apreendido com entorpecente em ponto turistico pela ROMU.


Nesta segunda feira ( 24/10) a Guarnição da ROMU 284 efetuava patrulhamento pelo interior do ponto turistico Country-Club momento em que perceberam que o menor IGM de 17 anos ao perceber os agentes ficou inquiéto e apreensivo, diante da fundada suspeita o mesmo foi abordado e encontrado em seu poder um invólucro contendo uma substância esverdeada semelhante a " maconha", facê ao exposto o mesmo foi apreendido cientificado dos seus direitos e encaminhado até a 1ª Delegacia juntamente com o entorpecente ficando a disposição da autoridade competente.

Ronda Ostensiva Municipal ( R.O.M.U ).


A Ronda Ostensiva Municipal ( ROMU ) , possui caracteristicas especiais e dizemos especiais no sentido de ser especifica,  o Gm que atua na unidade ele é sim diferente mas no sentido que ele tem uma missão diferenciada. Como o GM da Ronda Escolar tem que se especializar no sentido do que é a criança, no que é a escola com a comunidade para poder prestar um bom serviço, os Guardas Verdes tem que se especializar na area ambiental . A ROMU tem que ter a sua especialização, e qual é o nosso foco é apoiar as demais viaturas do turno, apoiar os Guardas ou Vigias nos postos fixos atender as ocorrências de maior gravidade e periculosidade, como combater o uso e o tráfico de entorpecentes.
Os Guardas Municipais que atuam na ROMU, são treinados constantemente buscando sempre a perfeição  no serviço prestados nas ruas, sempre com profissionalismo, honestidade e respeitando a dignidade da pessoa humana.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trabalho em conjunto entre a Policia Militar e a ROMU prende individuo com entorpecentes e apreende moto que se encontrava irregular.




Nesta quinta-feira (20/10) por volta das 22:30 minutos, Guarnições da ROMU receberam a informação dos componentes do Tatico Móvel (PM) que no bairro santa rosalia teria ocorrido um furto de uma moto de cor verde. Diante da informação as guarnições da ROMU efetuavam patrulhamento pela Avenida Francisco Salles próximo a farmacia central momento em que um individuo transitando com uma moto na cor verde ao perceber as guarnições arrancou em alta velocidade, diante da fundada suspeita iniciou-se um acompanhamento visual e as guarnições obtiveram êxito na abordagem na rua Coronél Procópio onde foi constatado que a moto não era a do produto do furto, porém o condutor era inabilitado não portava o CRLV e o lacre da placa se encontrava rompido. A guarnição da ROMU 285 viu o condutor dispensar um invólucro contendo uma porção de substância esverdeada semelhante a Maconha e recolheu. Diante dos fatos o autor DLDO de 27 anos foi preso em flagrante delito por direção perigosa, porte ilegal de substância entorpecente e sua moto foi apreendida juntamente com o entorpecente e a quantia de R$ 56,00 ( cinquenta e seis reais).

Euqipe ROMU aborda pessoas em atitude suspeita próximo a AACD.



Na data de ontem 20/10 por volta das 21:00 hs, as guarnições da ROMU 220 e 285 efetuavam patrulhamento próximo a AACD no bairro vila flora II, quando notaram que alguns individuos ao perceberem as viaturas ficaram inquiétos e apreensivos. Diante da fundada suspeita os mesmos foram abordados e revistados como nada de ilicito foi localizado, foram qualificados e liberados.

Guarda Verde Recebe nova viatura moto patrulha padrão Senasp.


O Grupamento Ambiental (Guarda Verde) recebeu uma nova viatura para realização de suas atividades. A Moto Patrulha foi personalizada no padrão da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e será de grande valia para realização de patrulhamentos e atendimentos de ocorrências devido a facilidade de deslocamentos.


Fonte: Cordenador Do Grupamento Ambiental Franselmo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

GCMS DE SANTO ANDRÉ ENTREGAM PROJETO DO ESTATUTO COM NOVO PLANO DE CARREIRA AO SECRETÁRIO ADJUNTO CLAUDEMIR DAS NEVES DA SECRETÁRIA DE SEGURANÇA URBANA E TRÂNSITO

A comissão de GCMs de Santo André eleita de forma democrática como representantes da corporação para a elaboração do novo estatuto que inclui o plano de cargos e salários ''(plano de carreira) finalizou e entregou ao secretário adjunto Dr. Claudemir José das Neves da Secretária de segurança Urbana e Trânsito o novo estatuto.


A eleição da comissão foi realizada no dia 8 de março de 2010 com representantes de todas as graduações e com votação de grande parte da corporação.

GCM 3º CL PREZOTTO NO MOMENTO DA VOTAÇÃO O MAIS VOTADO DOS GCMS 3º CL EM 2010



A GCM de Santo André possui 700 integrantes que atuam no policiamento por toda a cidade , reivindica a aprovação de um estatuto próprio e atual que regulamente questões trabalhistas, dentre elas o plano de carreira. O atual estatuto já possui mais de duas décadas e não atende os anseios da corporação.


"Entregamos uma cópia deste documento ao secretário adjunto para que ele possa encaminha-lo . É uma grande vitória", explica o guarda 1º CL Bonifácio.

O projeto segundo o secretário adjunto deve ser encaminhado a secretária de assuntos jurídicos depois para a secretária de finanças e porterior deve ser encaminhado para a Câmara.


O novo estatuto da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santo André, com o novo direcionamento que a comissão elaborou quer dar à corporação, perspectivas de crescimento dentro da corporação trazendo com isso excelência na prestação do serviço ao cidadão e motivação aos Guardas Civis.


Com as mudanças no estatuto da GCM teremos espaço para crescimento profissional na Guarda.

“Com a mudança, todos os cargos de comando serão ocupados por GCMs”, disse GCM 3ºCl Prezotto, “Seremos regidos em 100% por guardas sem a intromissão de militares.”


A expectativa do Guardas é que o projeto,que teve a participação do sindicato dos servidores, seja aprovado em sua integra, o que seria um grande avanço para toda a corporação.


Principais ganhos dos GCMs de Santo André com o novo estatuto.

•Plano de carreira

•Reclassificação da tabela salarial

•O fim da possibilidade de militares atuarem no comando.                                                                    
                                                                                     •Aumento do risco de vida para 40% hoje é pago 25%.

                                                                                     •Atuação da Guarda no trânsito (GCM de Santo André já atuou no trânsito ) a volta é uma antiga reivindicação da corporação.

Fonte: Amigosdaguardacivil.

Inscrições abertas para concurso da Guarda Municipal de Itajubá (MG)

Serão 15 vagas para o cargo de Guarda Municipal, uma delas destinada a portador de necessidades especiais.
Mais uma chance para quem pretende ingressar na carreira pública. Estarão abertas a partir das 10h desta segunda-feira, 17, as inscrições para o concurso da Guarda Municipal de Itajubá, ligada à Secretaria Municipal de Defesa Social. O edital completo que rege o processo pode ser acessado no site oficial do município, o http://www.itajuba.mg.gov.br/, ou do IMAM, o Instituto Mineiro de Administração Municipal, http://www.imam.org.br/, responsável pela realização do concurso. Serão 15 vagas para o cargo de Guarda Municipal, uma delas destinada a portador de necessidades especiais, com vencimentos iniciais de R$ 973,19.

Fonte: Prefeitura de Itajuba.

Governador doa 85 armas para a Guarda Municipal de Ponta Grossa ( PR).


O governador Beto Richa autorizou ontem que sejam doados 75 revólveres e dez carabinas calibre 38 para a Guarda Municipal de Ponta Grossa. Segundo a informação oficial, as armas foram repassadas pela Polícia Civil do Paraná e estão em perfeito estado de conservação.


Para Richa, trata-se de um importante reforço. “Essa ação dará tranquilidade e melhores condições de trabalho aos Guardas Municipais. A segurança pública é prioridade desta administração, e juntos reduziremos os altos índices de criminalidade e violência”, disse o governador.

Publicado em http://www.jmnews.com.br/noticias/ponta%20grossa/1,13360,11,10,governador-doa-85-armas--para-a-guarda-municipal.shtml

Blog- Os demais governadores deveriam seguir o exemplo de Beto Rixa, vendo nas Guardas Municipais uma aliada para reduzir os índices de criminalidade e violência.

Fonte: Guarda Municipal Barbacena

FÓRUM PARANAENSE DE SEGURANÇA MUNICIPAL

PROGRAMA DO FORUM EM FOZ DO IGUAÇU TEMA DO FORUM: PAPEL DO MUNICÍPIO NO ÂMBITO DA SEGURANÇA PÚBLICA





O PÚBLICO ALVO DO FORUM: Gestores Municipais (Poder Legislativo e Executivo dos Municípios), Operadores de Segurança Pública em geral, Conselhos Comunitários de Segurança, e demais interessados através de inscrições online.


Primeiro dia – 09/11 (quarta-feira)

18:00/20:00 – Credenciamento

20:00 – Abertura do evento - Pronunciamento das autoridades.

Segundo dia – 10/11 (quinta-feira)

08:00/09:30 horas – Conferência (45 minutos de conferência e 45 minutos de perguntas)

A PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA PREVENÇÃO (Regina Maria Filomena de Luca Miki, Secretária Nacional de Segurança Pública)

09:30/10:00 – Coffee Break

10:00/11:30 – Conferência (45 minutos de conferência e 45 minutos de perguntas)

CONTEXTUALIZAÇÃO LEGAL DA PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ATRAVÉS DA REPRESSÃO (Flávio Pansieri, Presidente da Academia Brasileira de Direito Constitucional)

11:30/13:00 - Almoço

13:00/14:30 – Conferência (45 minutos de conferência e 45 minutos de perguntas)

GUARDAS MUNICIPAIS E O ESTATUTO DO DESARMAMENTO (Dr. José Alberto de Freitas Iegas, Superintendente da Polícia Federal no Estado do Paraná)

14:30 – 15:00 – Apresentação do teatro de fantoches de Araucária

CONTATOS E INFORMAÇÕES:

(45) 3521-9650 / horário comercial

(45) 9977-3555 c/ Alves

coesemspr@gmail.com

seguranca@pmfi.pr.gov.br

gmfiforum@gmail.com

Inscrições e detalhes do fórum clique e acesse: http://www.fozdoiguacu.pr.gov.br/

sábado, 15 de outubro de 2011

Horario de verão começa as 00:00 hs do dia 16/10/2011.


O horário de verão começará às 0h do dia 16 de outubro de 2011. A mudança de horário afetará apenas as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e vai até às 0h de 26 de fevereiro de 2012.

O horário de verão, que também é adotado em outros países, tem como objetivo a economia de energia. Mas como isso ocorre? Durante o verão, os dias são mais longos. Assim, adiantando os relógios em uma hora, é possível aproveitar melhor a luz solar no período da noite, o que economiza energia.

Concurso Polícia Civil MG 2011

A Polícia Civil de Minas Gerais, publicou edital de concurso público e processo seletivo destinado ao provimento de vagas. O concurso da Policia Civil/MG 2011 oferece 349 vagas em cargos de nível superior. A remuneração é de até R$ 5.716,87.


Candidatos que tem o Ensino Superior podem concorrer ao cargo de Escrivão e Delegado.

Inscrições

A inscrição sera realizada pela internet, no endereço eletrônico http://www.acadepol.mg.gov.br/, a partir das 9h do dia 27 de setembro até às 23h do dia 26 de outubro de 2011.

As taxas de inscrições são de R$ 40,83 e 114,33.

http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-policia-civil-mg-delegado-de-policia.html

http://concursosnobrasil.com.br/concursos/edital/edital-policia-civil-mg-escrivao-de-policia.html

Fonte: http://concursosnobrasil.com.br/concursos/mg/concurso-policia-civil-mg.html

ROMU Sorocaba prende Traficante no Pq. São Bento.



 A equipe da ROMU 510 Plantão Charle GCMs Vaz, Castro e Armênio, faziam patrulhamento de rotina pelo Pq. São Bento,quando na rua Benedito de Oliveira Lousada altura do nº 206, próximo a Escola Estadual Zélia Dulce de Campos Maia, (área de lazer e quadra poliesportiva), deparam com um indivíduo, que ao perceber a presença da guarnição tentou se evadir, sendo imediatamente abordado pela equipe e em revista pessoal foi encontrado no bolso da sua calça um maço de cigarro e dentro deste dois envólucros plástico (um branco e outro preto), sendo que o branco continha 14 porções de cocaína e no preto, 11 porções de crack, envolta em plástico verde e no outro bolso foi encontrado a quantia de R$17,00 em dinheiro. Questionado, o detido informou que a droga ele pegou para vender e que o dinheiro seria da venda de duas porções que havia acabado de fazer. Mediante tal informação o elemento foi encaminhado ao Plantão Policial, onde os fatos foram narrados à autoridade,que ratificou a voz de prisão dada pelos Gcms, determinando a elaboração do B.O de tráfico de entorpecente em flagrante e em seguida encaminhando-o para o C.D.P de Sorocaba onde ficará a os cuidados da justiça.

Guarda de Limeira detém 2 e recupera material roubado


                                       Entre os detidos está uma adolescente de 16 anos


Guardas municipais detiveram na tarde de ontem duas pessoas - entre elas, uma adolescente, 16 anos - acusadas de participação em um assalto a uma loja de roupas no Jardim Senador Vergueiro, em Limeira. Na residência do casal, localizada no Jardim Elite, os gms recuperaram o material roubado, o carro da vítima e objetos oriundos de outros assaltos.

Por volta das 16h, dois homens em uma moto CG (placa BZZ 7854, de Limeira) chegaram à loja. Um deles portava um revólver calibre 32. Após ameaças, forçaram o dono da loja a lhes entregar várias peças de roupas. Após o assalto, um dos ladrões fugiu no carro do proprietário da loja - um Volkswagen Fox (placa DSJ 2741, de Limeira).

A Guarda Municipal foi avisada e os GM's Dias, Coimbra e Sordi, da equipe Naja 2, começaram a fazer diligências na tentativa de localizar os assaltantes. Os Guardas inspetor Raul, Moreira Júnior e Cardoso, da Naja, também auxiliaram nas buscas. Os Gms chegaram até uma casa na rua Sebastião Aparecida Alves Pereira, onde vivem a adolescente e o seu companheiro, R.M.A., 24. No imóvel, além das roupas roubadas ontem, os Gms ainda localizaram dois monitores de computador - produtos de assalto ocorrido há cerca de 15 dias. O casal confessou aos Guardas a participação em outros assaltos. O outro envolvido no roubo de ontem conseguiu fugir.

"O dono da loja disse que a jovem (detida) tinha ido a loja horas antes para fazer o reconhecimento do local, não tirou o capacete, entrou na loja e ficou olhando", contou o Guarda Coimbra.

O material recuperado e o carro roubado foram apresentados no 2º Distrito Policial, no Jardim Morro Azul, e devolvidos à vítima. A. foi preso em flagrante e encaminhado à Carceragem da Polícia Civil, que funciona junto à Delegacia Seccional. Já a adolescente foi encaminhada ao Setor de Custódia da Polícia Civil, onde ficará à disposição da Vara da Infância e da Juventude. A moto usada no crime foi apreendida e encaminhada ao pátio da União Resgate.

Auxiliaram na ocorrência Guardas do Esquadrão Tático e do Pelotão Escolar.

fonte e foto: Jornal de Limeira

GCM DE ARTUR NOGUEIRA PRENDE TRAFICANTE NO PARQUE DOS TRABALHADORES



Rapaz de 21 anos escondia cocaína e crack em seu quarto

A Guarda Municipal de Artur Nogueira apreendeu , 145 gramas de cocaína e 80 gramas de crack no Parque dos Trabalhadores.

Ao fazer a ronda pelo bairro, os Guardas Municipais Ortiz e Liberato avistaram por volta das 19h40 um indivíduo, que segundo eles, ao perceber a presença da viatura apresentou comportamento suspeito. Ao ser abordado e revistado, os GMs encontraram oito flaconetes contendo cocaína.

Após averiguação, os Guardas Municipais também descobriram que o indivíduo possuía grande quantidade de entorpecentes em sua residência.

Ao irem à casa do rapaz, foi encontrado em seu quarto mais 103 flaconetes de cocaína, totalizando 145 gramas do entorpecente, além de quatro invólucros contendo crack, totalizando 80,7 gramas da droga.

M.P.S., de 21 anos, recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a cadeia pública de Sumaré.

Postado por GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ARTUR NOGUEIRA

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Sorocaba / Romu aprende menor que era gerente do tráfico na pista de caminhada do Jd. Santo André


A  Viatura ROMU 763 de Sorocaba , GCMs Oliveira Lima e Reigota, em patrulhamento pela Av: Ulisses Guimarães , na pista de caminhada do Jd. Santo André, depararam com um adolescente que ao avistar a Viatura tentou sair correndo, sendo abordado e em revista pessoal encontraram 07 porções de cocaína e R$120,00 em dinheiro, posterior o menor informou que na sua residência, em cima de uma comoda havia mais entorpecentes. A guarnição foi até o local e lá localizou: 01 Revólver calibre 32 , 15 munições ( 765, 32"), 23 porções de maconha, (totalizando 1,2 kg) , 02 celulares, 01 máquina fotográfica,


01 relógio de pulso, 17 bermudas novas, diversas marcas e mais R$ 636,00 em dinheiro e 02 capacetes . Conduzido até a Delegacia da Infância e Juventude, onde a autoridade de plantão elaborou o Boletim de Ato Infracional, Tráfico de Entorpecentes, Porte de Arma, posterior o adolescente foi encaminhado a Fundação Casa.

Fonte: Amigos da Guarda civil


ROMU Araraquara intercepta menores com bebidas alcoólicas

Segundo a garota, a bebida foi comprada por um maior de idade


No inicio da tarde Guardas da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (ROMU) Araraquara interceptaram três menores portando bebida alcoólica em uma área próxima à escola onde os adolescentes estudavam.


Em patrulhamento na Praça dos Ipês, ao lado da Escola Victor Lacorte, os Guardas encontraram duas meninas de 13 anos e um menino da mesma idade, portanto dois frascos de pinga e duas garrafas de refrigerante.

Ao avistarem os Guardas, os adolescentes tentaram esconder os recipientes na mochila. Porém, durante abordagem, eles confirmaram que as bebidas estavam prontas para serem consumidas.

Eles foram encaminhados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e disseram que a bebida foi comprada por um maior de idade. Os menores só foram liberados com a chegada dos responsáveis. Uma das garotas apontou o nome do rapaz que teria comprado as bebidas, mas o nome está sob sigilo. De acordo com Paschoal, Guarda da ROMU, no momento da abordagem, nenhum dos menores teria ingerido a bebida.

Segundo a DDM, o maior pode responder pelo artigo 243, que proíbe a entrega de produtos cujos componentes (como o álcool) causem dependência.

Fonte: Jornal cidade araraquara.

Guardas estão preparados para dividir o policiamento de rua com a Brigada Militar.

Nereu D’Avila, secretário dos Direitos Humanos de Porto Alegre


O secretário dos Direitos Humanos da Capital, Nereu D’Avila, acredita que no futuro a Guarda Municipal possa dividir o policiamento de rua com a Brigada Militar. Confira:

Zero Hora – Como a Guarda Municipal está preparada para atuar no policiamento ostensivo?

Nereu D’Avila – Nesse último concurso, cerca de 70 agentes foram contratados. Gente jovem, de 22 a 35 anos, não só na idade como na disposição. Precisaram passar por prova de tiro, que foi bastante seletiva. Também foi feito um exame psicológico. Eles sabem manusear armas. Eu prego que, além do patrimônio, os guardas já estão preparados para cuidar da segurança da população e que tenham mais poderes policiais.

Zero Hora – Mas o senhor já deu algum passo em direção a isso?

Nereu– Tentei uma vez, há uns dois anos, mas não obtive sucesso. É que isso é contra a Constituição, porque o poder de polícia pertence à polícia judiciária e às polícias militares. No Rio de Janeiro e em São Paulo, conseguiu-se essa parceria, por um acordo entre eles, o que aqui não se aceita. Mas chegaremos lá. Acho que o guarda fardado, armado, disciplinado e com capacidade de usar arma tem tudo para ajudar na luta contra os assaltos.

Zero Hora – Como poderia ser no futuro?

Nereu – Poderíamos dividir as rondas, fechando os espaços possíveis para o crime, protegendo a população. Porque, apesar de toda a qualidade, a Brigada Militar não consegue dar conta de toda a cidade. Para isso, tem de haver um acordo, um plano. Não basta eu ir lá com esta intenção, tem que ser uma política coordenada com a Brigada Militar e a Polícia Civil.
                                                                                                                                                                            
Guarda Municipal usará arma não letal na Capital


Pistolas serão usadas a partir de novembro, em mais um passo para tornar unidade uma força policial

A Guarda Municipal de Porto Alegre dá mais um passo em direção a um sonho recente, o de se tornar força policial. Foram adquiridas 80 armas não letais, que devem entrar em uso por 160 agentes no próximo mês. As pistolas Taser custaram cerca de US$ 160 mil (R$ 281,4 mil) e foram compradas em 2010 com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Por uma burocracia alfandegária, os equipamentos ficaram retidas por cerca de oito meses, sendo liberados no final do ano passado. Os meses que se seguiram foram de um processo licitatório para a contratação de uma empresa que pudesse dar treinamento aos agentes. A empresa foi escolhida e iniciou os trabalhos no começo deste mês. Até novembro, o treinamento deve ser finalizado, diz o secretário de Direitos Humanos da Capital, Nereu D’Avila, a quem a Guarda Municipal é subordinada.

Concursados empossados têm porte e treinamento de tiro

Desde 2003, com a Lei do Desarmamento, as guardas municipais do país ganharam o direito ao porte de arma. Em Porto Alegre, a ideia da atual gestão é que, em vez de se responsabilizar apenas pelo zelo de praças, prédios públicos, parques e escolas, a guarda tenha uma maior atuação no policiamento ostensivo. Uma das últimas investidas da Guarda Municipal neste sentido se deu em fevereiro deste ano, quando 67 concursados foram empossados no órgão, todos com porte de arma e treinamento de tiro.

Conforme o secretário Nereu, os 160 servidores destacados para realizar o treinamento para manusear a arma não letal integram mais uma ação para proporcionar segurança à população, mas também uma tentativa de se fazer útil junto ao policiamento de rua. Nereu reconhece que dividir o espaço nas ruas com a Brigada Militar ainda está distante de ser uma realidade, mas diz que a Guarda Municipal está com todos os requisitos para aumentar a segurança:

– Essa nova leva de concursados é jovem. Estão todos sendo formados para assumir riscos e atuar mais na linha de frente dos crimes – destacou o secretário.

Fonte: abamf

GAMA recebe novos investimentos para ampliar efetividade das operações

Com uma população de 210.701, segundo o Censo 2010 do IBGE, Americana possui elevados índices de alfabetização (96%) e urbanização (99,83%). A cidade conta com mais de 26 mil empreendimentos empresariais nos setores de indústria, comércio e serviços.

E é exatamente para garantir a segurança de uma cidade desse porte que, desde 2009, a Prefeitura tem logrado êxito em seus esforços de investir na Guarda Municipal de Americana (GAMA), o que certamente contribui para que o município tenha um dos menores índices de violência da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e ocupe a 22ª posição nacional e a 21ª estadual no ranking das 100 melhores cidades para se viver no Brasil, de acordo com dados divulgados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O Diretor da GAMA, Marcelo Feola, assinou um pedido para compra de 40 rádios digitais portáteis para serem utilizados em substituição ao rádio analógico que era utilizado pelos guardas para atender chamados de ocorrências.

De acordo com o diretor, o investimento na compra desses equipamentos e cerca de R$ 120 mil e será fundamental para garantir a segurança das operações realizadas pela GAMA, uma vez que os rádios digitais são criptografados e não permitem que a frequência seja copiada por terceiros, como acontecia anteriormente com os rádios analógicos.

“Esses investimentos demonstram que uma das prioridades do governo do prefeito Diego De Nadai é a segurança da população. Para mim é uma satisfação estar à frente dessa equipe que cresce a cada dia e contribuem para que Americana seja referência regional em segurança. Em aproximadamente 60 dias, com as novas viaturas, novos rádios e o aumento de efetivo, teremos mais efetividade nas ações de combate à criminalidade, resultando em mais segurança para a população”, afirmou Feola.

Os novos rádios entrarão em operação em cerca de 40 dias e também já virão instalados nas 25 novas viaturas que também chegarão à autarquia dentro de 50 dias.

FONTE:  devel.americana.sp.gov.br

6º CURSO DE FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE ARMT E TIRO PARA GCMs


OBJETIVO: Dar conhecimentos básicos sobre instrução de tiro, metodologia e tipos de instruções, preparar o aluno para ministrar aulas de armt e tiro. Preparar o aluno para a prova de credenciamento da PF.


PROGRAMAÇÃO:

Duração 6 dias carga horária 82 hs DATA: 14 ao dia 19/novembro de 2011

TURMA DE ALUNOS: máximo de 15 alunos

INSTRUTORES: Instrutores credenciados pela Policia Federal e com especialização em técnicas operacionais.

INCLUIDO NO CURSO;Ø Certificado;Ø Material didático ( APOSTILA) e CD;Ø Brevê;Ø 500 tiros;Ø Alvos;Ø Manuseio de 04 armas;Ø Café da manhã.Documentos Necessários para Inscrição

Para garantir sua vaga, é necessário efetuar um depósito de R$ 100,00 no ato da inscrição como parte do pagamento.

Siderley A. de Lima

Consultor de Segurança Patrimonial

celular (011) 8262-5638

cs3consultoria@yahoo.com.br

http://siderleyandrade.blogspot.com/

http://cs3consultoria.blogspot.com/

Postado por GCM Carlinhos Silva

Comandante Mauricio Maciel ministra palestra no 2º Congresso Baiano no município de Serrinha-BA


Comandante, Mauricio Maciel-GMVarginha, nos dias 06 e 07 de outubro de 2011 participou do 2° do II Congresso Baiano das Guardas Municipais, cujo tema central foi “A Guarda Municipal Como agente de Prevenção e Defesa da Cidadania” no município de Serrinha-Ba.

O 2º Congresso das Guardas Municipais do Estado da Bahia foi um sucesso, o encontro serviu para ampliar a discussão e buscar soluções mais claras e específicas para os problemas enfrentados no trabalho das Guardas Municipais e suas padronizações. O evento contou com representantes de 37 municípios baianos e 5 Estados Brasileiros.




evento foi organizado pela Associação da Guarda Municipal de Serrinha (AGMS), foram discutidos assuntos de extrema importância para as GMs desempenharem seu papel na Segurança Pública Municipal. Contou com a presença de diversas autoridades a exemplo do prefeito municipal Osny Cardoso (PT), que valorizou os agentes apoiando na Marcha Azul marinho pelas ruas da acolhedora cidade de Serrinha – BA.


A presença de Guardas Municipais, Gestores de Segurança Pública, visitantes de diversas regiões, além de palestrantes e autoridades ligadas ao Conselho Nacional das Guardas Municipais, mostrou que o objetivo foi alcançado, possibilitando a troca de experiências com outras Guardas.

Segundo Comandante Mauricio Maciel, que ministrou palestra para um auditório lotado, ressaltou o esforço da Associação da Guarda Municipal de Serrinha (AGMS), pelo sucesso do evento e no final um simbólico abraço na praça central da cidade com participação da comunidade local, apoiado pelo presidente da ONG SOS Segurança da Vida, Mauricio Domingues- Naval .

"O Congresso foi coroado de pleno êxito, superando as expectativas, eventos como esse são importantes para a união da classe em âmbito nacional para ser discutido o padrão de serviço, precisamos cada vez mais ampliar o nosso trabalho e contribuir para a proteção dos cidadãos," Cmt Maciel.

Fonte: GCM Carlinho Silva

Explosão no Centro do Rio de Janeiro.


Uma explosão no andar térreo do Edifício Riqueza, perto da Rua da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro matou três pessoas na manhã desta quinta-feira (13). Ainda não se sabe o que causou o acidente. Viaturas do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal deram apoio no local e deram atendimento aos feridos e procuram por pessoas que possam ainda estar dentro do edifício.


A companhia de energia elétrica do Rio, a Light, enviou funcionários ao prédio, que constataram que a explosão não foi causada por um bueiro na rua. As vias ao redor do local já estão interditadas.

Além do térreo, onde funciona um restaurante que não estava funcionando na hora, seis andares do Edifício Riqueza foram atingidos e uma janela no oitavo andar está quebrada. Fachada do prédio ficou bastante comprometida. O especialista Moacyr Duarte acredita que o motivo da explosão pode ter sido causado por gás canalizado. “Não há cheiro de gás, o que pode indicar que o vazamento pode ter sido aos poucos, durante a noite”, explicou Moacyr.

Os bombeiros confirmaram também que treze pessoas ficaram feridas e foram levadas para o Hospital Souza Aguiar, três delas estão em estado grave.

Fonte: GCM Guarulhos

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

TRIBUTO AOS HERÓIS.


O que empurra um homem para uma profissão de tal risco? A opção de um emprego? A vocação? O orgulho? Talvez sim, mas o desejo maior desse homem é de servir à sociedade, de salvar vidas, de proteger o indefeso, ser herói anônimo.

Profissão de guerreiros, onde não é admitido o medo, a covardia, a omissão. Mas quem não tem medo? Afinal esse homem é de “carne e osso”, sujeito as mesmas emoções, sentimentos e medos que qualquer pessoa tem. Os medos afloram à toda situação de risco, sendo controlado , deixando esses homens sempre espertos e atentos. O convívio com situações de emergências se intensifica a cada dia, obrigando o mascaramento, pois afinal “Herói” não tem medo de nada.

Um chamado no rádio da viatura informa uma ocorrência, o deslocamento veloz na expectativa de evitar o crime. Situações muitas vezes tristes, dramáticas e mesmo traumatizante, quando nos defrontamos com o crime, a violência, o acidente, a ilegalidade a fatalidade. Estas situações e responsabilidades que são colocadas nas costas desses homens de farda.

A população reclama porque acha que é muito fácil manter a ordem pública na cidade. Mal sabe que, enquanto o jantar está sendo servido na família, na frente da televisão, no conforto do lar, do outro lado, no submundo, muito sangue está correndo, o nosso e o dos marginais. O serviço dos agentes de segurança é o elo que separa a sociedade e o submundo do crime.

 Em muitas ocorrências, o cidadão com expectativas esperando que esse homem fardado resolva todos os seus problemas. As dificuldades da profissão são principalmente sobre as injustiças, os acertos são pouco elogiados, mas seus erros são duramente criticados pela sociedade e pela mídia. São poucos que reconhecem o árdua trabalho, pois na maioria preferem criticá-los. São profissionais que trabalham sob pressão permanente, enfrentando os mais diferentes tipos de adversidades e injustiças.

A rotina do dia-a-dia segue, mais um serviço, mais um plantão, mais uma noite, preleção, recomendações, alguns ajustando o equipamento, outros vestindo o colete a prova de balas. Últimos preparos e estão mais uma vez nas ruas . Durante a noite o rádio grita “Companheiros Baleados…, Companheiros baleados”.

As viaturas se deslocam em alta velocidade no apoio, todos com um só pensamento “companheiros estão em perigo. O silêncio do rádio aumenta a ansiedade. Precisamos chegar.!. O rádio volta a gritar ” Companheiros baleados gravemente…estão sendo socorridos. “O coração dispara, os olhos lacrimejam, quem será ?…….Novamente o silêncio do rádio é quebrado, e é informado algo ninguém quer ouvir ……..Infelizmente informamos a toda rede que nossos companheiros acabaram de falecerem no PS”. Os sentimentos se misturam, desolação…, sensação de impotência….revolta…tristeza…..choro. Em meio a tudo isso, um pensamento ecoa “Poderia ter acontecido comigo. Amanhã quem será ? Será que serei o próximo?

O perigo é nosso companheiro permanente, a morte em serviço significa o mais alto preço pago para a preservação da ordem pública e o restabelecimento da tranquilidade de cada cidadão, esses homens não são parte do problema na segurança pública, e sim parte da solução.

A índole e o desejo profissional são mais que fato, o desejo de se defrontar com o inimigo é quase uma paranóia. Esses homens de farda torcem para deparar com os meliantes. Não para que esse dia não chegue, mas para que chegue rápido. Todo cidadão sonha e reza para nunca encontrar um marginal pela frente. Esses heróis torcem para que isso aconteça o tempo todo e ” quanto mais perigoso seja o bandido, melhor ainda ” Heroísmo, loucura, sabe-se lá ! O fato é que algo muito forte nos empurra para o perigo, e a cada dia a missão será cumprida..! Companheiros tombaram! mas para aqueles que continuam na batalha, e que em suas veias correm o "sangue azul" e  a vontade de ajudar os outros, servir a sociedade, vestir a farda com orgulho do que faz , que escolheu a missão de defender o cidadão de bem, confrontar o crime e nisto arriscar a própria vida, Nossos parabéns  e que Deus sempre os proteja dos perigos.

Siderley Andrade de Lima

Fonte: GCM Carlinhos Silva.

ROMU (RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL) DE ITAPECERICA DA SERRA DETÉM MELIANTE ACUSADO DE ROUBO DE CARGAS



Suspeito de integrar uma quadrilha que realiza uma série de roubos de cargas no Distrito do Jardim Jacira e possivelmente mantêm reféns as vítimas em um matagal enquanto a carga é descarregada, I.P.H, 18 anos foi preso em flagrante, pela Guarda Civil Municipal, em mais um roubo, terceiro no mesmo local, rua Tulipa.


Desta vez, o acusado só conseguiu subtrair um celular de marca LG de uma das vítimas que foi recuperado pela equipe de ROMU (GCMs Neves, Renato, Ivan e Fernando).Segundo informações da vítima, o roubo de carga só não foi efetuado, uma vez que a Guarda foi acionada e chegou ao local.

De posse do celular, sem tempo de subir ao caminhão e levá-lo ao local de desova da carga, I.P.H ao perceber a presença da GCM fugiu do local do crime. Os integrantes da ROMU com características do acusado, após reconhecimento de I.P.H em uma moto conseguiram deter o ladrão.

O celular foi apreendido dentro do bolso do acusado e no local do crime, a vítima reconheceu o acusado e também o celular. A vítima afirmou que I.P.H também roubou um GPS e estava armado. O revólver e o GPS não foram encontrados.

No Distrito Policial central, o acusado afirmou aos integrantes da ROMU que realmente estava armado, mas durante a sua fuga, dispensou o revólver em um matagal.

Sem passagens pela polícia até o momento, o acusado I.P.H, 18 anos responderá detido por roubo (artigo 157). A ROMU recebeu apoio da viatura 105, CD Roberto e GCM Crispim. É a Romu se destacando em todo Brasil

Fonte: GCM Carlinhos Silva

MEMBROS DA EQUIPE ROMU DE RIBEIRÃO PRETO, REALIZA MAIS UMA PRISÃO EM FLAGRANTE.

Em patrulhamento de rotina pela área Central, a Guarnição da Equipe ROMU de Ribeirão Preto, foram acionados por uma munícipe, onda a mesma informou que um indivíduo havia adentrado no interior de seu estabelecimento comercial e teria subtraído um protetor de berço. Com as características passadas pela vítima, começou-se uma diligência pelas imediações e a guarnição logrou êxito em deter um indivíduo com as mesmas características no cruzamento das ruas: José Bonifácio X rua: Duque de Caxias. Em revista pessoal foi encontrado com o mesmo o objeto supra citado, e ao indagá-lo sobre a procedência o mesmo acabou por confessar que havia furtado do interior da loja. Após a vítima fazer o reconhecimento e apontá-lo sem sombra de dúvida como o autor do delito, foi dado voz de prisão ao indivíduo e encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde após tomar ciência dos fatos, a autoridade Policial ratificou a voz de prisão em flagrante. Foi arbitrada a fiança no valor de R$ 600,00, que não foi exibida pelo autuado, e sendo assim o mesmo foi conduzido ao CDP (Centro de Detenção Provisória), onde permanecerá à disposição da Justiça. Parabéns aos GCMs Crespo e Nelson pela ocorrência, demonstrando mais uma vez estarem atentos em seus patrulhamentos, elevando ainda mais o nome desta tão renomada instituição Guarda Civil Municipal.

Fonte: GUARDA CIVIL MUNICIPAL, NOSSA PRESENÇA É A SUA SEGURANÇA.

Guarda Civil de Cotia consegue porte de arma sem limites territórial.

A Guarda Civil de Cotia conquistou uma importante batalha na Justiça. Desde o início do ano que o comandante da corporação, Arnaldo Meireles, entrou com um Habeas Corpus pedindo para que os guardas de Cotia pudessem usar o porte de arma fora do horário de serviço, o que é proibido por lei. .

Porém, um juiz do fórum de Cotia negou o pedido, entendendo que não há razão prática para conceder tal autorização considerando o critério populacional (o porte fora de serviço é permitido somente às guardas das cidades que contam com mais de 500 mil habitantes), embora o delegado e o promotor tenham pedido o deferimento frisando o importante papel da Guarda em Cotia.

A Lei que regula o assunto é constitucional (embora o Tribunal de Justiça já tenha declarado a norma inconstitucional em outros casos de outras guardas paulistas).

Passados alguns meses, o advogado Michel Silva entrou com vários Habeas Corpus separados e uma das guardas civis conseguiu a liberação. No início, a Dra. Sandra Jardim, do Ministério Público Estadual, sugeriu que o porte se limitasse apenas dentro do município de Cotia. O advogado interveio e o acordo foi finalizado com a liberação do porte sem restrições.

O advogado comenta o caso: “O Guarda Civil de Cotia deveria cuidar somente de patrimônio (conforme a Constituição), contudo, atualmente cuida das pessoas e é um agente da Lei que de fato combate o crime, mas que não tem a devida proteção fora do horário de serviço e é refém fora do horário de serviço dos marginais e da polícia, pois, poderia ser preso a qualquer momento por portar a sua arma de fogo. O HC da Guarda é uma conquista histórica que além de conseguir a liberdade de porte de arma, ampara e equipara o Guarda aos demais profissionais de segurança pública, como por exemplo, o policial civil e ou militar”, disse Dr.Michel.
Outros 76 Habeas Corpus foram dados para os guardas e mais 150 devem ter a liberação ainda neste mês.

Os guardas reclamam que ficam vulneráveis por não poderem usar a arma após o expediente: “Se precisarmos cumprir a lei no caminho de volta para casa, como faremos? Deixamos os marginais agirem sem podermos fazer nada?”, disse um guarda que preferiu o anonimato.

O secretário adjunto de Segurança, Cilso Vieira, disse ao cotiatododia:”Não adianta o guarda civil só atender a população, é preciso dar segurança às pessoas e essa decisão também vai dar mais valorização profissional aos guardas”

Guardas civis receberão armamento novo em 2012

O secretário Almir Rodrigues vai além: “É uma decisão importante. Não adianta o guarda poder usar a arma apenas no horário de serviço e não poder atender a população em um caso de emergência. Além disso, estou colocando no orçamento para 2012 a compra de 150 novas armas, modelo PT-380. Hoje o guarda termina seu horário e deixa a arma para o outro do turno seguinte usar. No ano que vem os 426 guardas civis terão armamento”, disse Almir.

Além do armamento, os guardas passarão por cursos de requalificação e treinamento de tiro.

O secretário ainda comentou que os guardas da ROMU receberão armas de grosso calibre. Está prevista a compra de espingardas Safir T-14 para o esquadrão de elite da Guarda Civil.

Além do armamento, novos uniformes chegarão ainda no primeiro semestre de 2012, garantiu o secretário.




Arma que deverá ser usada pela ROMU a partir de 2012


Fonte GCM COTIA.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

UM ANO DE ROMU POÇOS DE CALDAS.wmv



PARABÉNS A ROMU DE POÇOS DE CALDAS, PELO SEU PRIMEIRO ANO DE ATUAÇÃO NA CIDADE. VARIOS TRAFICANTES PRESOS, ENTORPECENTES APREENDIDOS E OBJETOS DE FURTOS RECUPERADOS.
RONDA OSTENSIVA MUNICIPAL ( ROMU ), DIGNIDADE E PROFISSIONALISMO ACIMA DE TUDO, COMBATENDO O CRIME E PROTEGENDO O CIDADÃO POÇOS CALDENSE

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Um ano se passou

Um ano se passou
Nem tudo é como você quer, nem tudo pode ser perfeito. Essa é a frase que dedico as pessoas que nos criticaram, dizendo que este grupamento ja havia nascido morto.Hoje grito com todas as energias que tenho para dizer que vale a pena acreditar e dedicar a este grupamento.Muitas vezes sou severos com voçês, romurianos, mas é para alcançar esse sucesso que temos hoje.Agradeço a todos voçês, sem qualquer discriminação, pois hoje somos o que sempre sonhamos no passado, aquela pequena sementinha e que esta esta dando seus frutos.Parabens por esse primeiro ano deste grupamento ROMU.E muito obrigado àqueles que acreditaram e aqueles que nos criticaram, pois quem acreditou nos deu força para crescer e quem nos criticou nos instigou mais ainda a atingir esse nosso objetivo de mudar ou pelo menos fazer a nossa parte para um mundo melhor.Para vencer na vida não é importante chegar em primeiro. Simplesmente é preciso chegar, levantando a cada vez que cair pelo caminho.Parabens a Equipe ROMU pelo aniversario de um ano da sua criação.É simples o gesto mas tenha a certeza que é verdadeiro.E agradeço a Deus por ter me dado esta oportunidade de estar comandando este grupamento.Parabens a todos vocês ROMURIANOS poçoscaldense.

domingo, 9 de outubro de 2011

Entrega de viatura GCM de Araraquara



Em Araraquara ocorreu a solenidade de entrega das novas viaturas da Guarda Civil Municipal. O evento ocorreu no centralizado municipal e contou com a presença de diversas autoridades e do prefeito Marcelo Barbieri.


Durante o ato, o prefeito agradeceu e elogiou o trabalho que a GCM vem prestando na comunidade e que pretende investir ainda mais na Guarda Civil. No total foram entregues cinco viaturas marca/modelo GM/Prisma 1.4, todas devidamente caracterizadas e equipadas.

"Essa foi uma excelente aquisição para a nossa Guarda Civil, que desde 2005 não recebia viaturas. Com certeza esses novos veículos ajudarão em muito a prestar um serviço de maior qualidade a população", disse o Secretário Municipal de Segurança Pública, Eli Schiavi.

Para o coordenador operacional da Guarda, Carlos Amorim, essas viaturas chegaram em excelente hora, visto que a algumas semanas houve a formação de novos GCM's e que a frota existência já não suportava a demanda do trabalho.

"É com grande orgulho que recebemos essas novas viaturas, pois isso demonstra com certeza a importância de nossa corporação para a cidade", enfatizou o coordenador GCM.

Postado por ASSIS

GM DE PAULÍNIA DETÉM JOVENS COM DROGAS

Um rapaz e outros três adolescentes foram detidos com drogas e dinheiro pela Guarda Municipal de Paulínia (SP), na tarde de hoje (09), no bairro Morro Alto. Com os jovens, os guardas encontraram 54 pedras de crack, 17 porções de maconha e 13 saquinhos com cocaína, além de R$ 580 em dinheiro.


Geovani do Santos Alves, 22 anos, foi encaminhado para a cadeia anexa ao 2º DP de Campinas. Os adolescentes detidos foram ouvidos e liberados.

Fonte: Blog 24hs.

Homens da Guarda Municipal de Goiânia dentem dois suspeitos de tentar assaltar caixa eletrônico

Dois dos suspeitos são apreendidos com arma e maçarico; um é menor.


Homens arrombam caixa eletrônico do lado oposto de onde estava o dinheiro.

Policiais da Guarda Municipal de Goiânia frustraram uma tentativa de assalto ao caixa eletrônico de uma farmácia localizada na Avenida Mangalô, Setor Morada do Sol, em Goiânia. Segundo informações, quatro bandidos chegaram ao local pouco antes das 8 horas da manhã deste domingo (9) e renderam três funcionários [uma mulher e dois homens], que abriam o estabelecimento.

Dois dos suspeitos de praticar o crime foram presos e os outros dois conseguiram fugir. Com os suspeitos foram encontrados um maçarico [usado para abrir o caixa eletrônico], um revólver calibre 38 com cinco munições, botijão de gás, pé de cabra e cilindros.

De acordo com a Guarda Municipal, os assaltantes chegaram a arrombar o caixa, porém, o fizeram do lado contrário de onde estava o dinheiro. Além da tentativa de assalto ao caixa eletrônico, os bandidos também se apropriaram de pessoais dos funcionários da farmácia, tais como celulares e carteiras.

A ação aconteceu quando policiais da Guarda Municipal faziam o patrulhamento da região e suspeitaram da movimentação na farmácia. De acordo com a polícia, assim que perceberam a presença da Guarda Municipal, os assaltantes correram e houve troca de tiros.

Suspeitos

Os capturados foram levados para o 5º Distrito Policial, na Rua José Hermano, em Campinas. Os suspeitos apreendidos até o momento são dois jovens de 27 anos e 17 anos de idade. Segundo a polícia, o mais velho é oriundo de São Paulo, e teria chegado à Goiânia no sábado (8), e o menor é natural do Paraná.

De acordo com informações da Guarda Municipal, o suspeito de 27 anos seria o líder do grupo e há a suspeita de que haja um mandado de prisão para ele em seu estado de origem. A polícia acredita que o menor apreendido seja o técnico da opera



fonte: g1

GUARDA MUNICIPAL DE AMERICANA NO COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS: MAIS UMA MULHER É PRESA


A costureira T.T de 39-anos foi surpreendida pela viatura 104 da Guarda Municipal composta pelos Gcms Dinael-Scarazzatti-Salvato e Inspetor-Santos, no momento em que tinha em seu poder 150 pedras de crack,T. estava pela linha férrea, centro de Americana quando foi abordada, em seu poder foi localizado um estojo tipo escolar contendo em seu interior 150 pedras de crack, questionada a origem da droga a mesma disse que pegou de uma pessoa desconhecida e as vendia para ganhar 30 reais, diante dessa situação foi lhe dado voz de prisão sendo a mesma conduzida ao plantão policial onde foi autuada por tráfico e recolhida para cadeia feminina de Santa Barbará.




fonte: Patrulheiro Evangelista

Mais de 18 mil candidatos fazem concurso da Guarda Municipal de Recife

Acontece hoje a primeira etapa do concurso público da Guarda Municipal do Recife. Ao todo, 18.890 candidatos se inscreveram para disputar 200 cargos de Agente de Segurança Municipal (classe I, nível CGM 1). Os selecionados terão salário inicial de R$ 1.056,44 e a jornada de trabalho é de 120 horas mensais.


As provas objetivas trazem 50 questões de múltipla escolha de Noções Básicas de Direito (20), de português (10), História e Geografia do Recife (10), Noções de Informática (05) e Raciocínio Lógico (05). Além disso, os candidatos terão que escrever uma redação sobre tema da atualidade.

O resultado final dos exames objetivos com o ranking dos classificados será divulgado no dia 29 de outubro. Depois da prova escrita, serão convocados pela IAUPE os 600 candidatos melhor colocados para exames de saúde. Em seguida, no dia 23 de novembro, serão chamados os aprovados nos testes de saúde para as provas de aptidão física. Nos dias 17 e 18 de dezembro, os selecionados passarão por avaliação psicológica. O resultado final do concurso será divulgado no dia 03 de janeiro de 2012.

Serão convocados os 300 candidatos melhor posicionados nas fases anteriores, sendo 10% dessas vagas destinadas a portadores de deficiência. A partir do dia 6 de janeiro de 2012, esses concorrentes participarão de um Curso de Formação de Guarda Municipal com grade curricular do Denatran, 386 horas de duração e voltado para preparação em agente de autoridade de trânsito. Ao término das aulas, os alunos passarão por um prova final acerca do conteúdo do curso. Os 200 melhores colocados serão contratados após uma investigação social.

O concurso público faz parte do Plano de Ações para o Trânsito e todos os contratados reforçarão o monitoramento do tráfego da cidade, tornando o Recife a capital com mais agentes de trânsito no Nordeste.

fonte: pernambuco.com

GM de Niterói: 200 vagas

A Guarda Municipal de Niterói, em breve, receberá reforço profissional. No próximo dia 20, será definida a empresa organizadora do concurso público para a instituição, que ofertará, inicialmente, 200 vagas para guarda, sendo 100 para ocupação imediata e 100 vagas para cadastro de reserva.


Tradicionalmente, para concorrer ao cargo, é exigido nível médio. Os aprovados receberão o salário base de R$1.100, mais vale transporte e vale refeição. Um dos atrativos da seleção é a possibilidade de ascensão profissional, passando da categoria de guarda A para B e C, além de poder chegar a subinspetor ou inspetor. “Os guardas que apresentarem melhor condição, formação e desempenho poderão ser escolhidos para cargos superiores”, avisa o secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade. Embora não haja definição quanto a data de divulgação do edital, o secretário informou que as inscrições estarão abertas do dia 5 de novembro até 5 de dezembro.

Os interessados em concorrer a uma vaga já devem iniciar os estudos. De acordo com Wolney, além das matérias de praxe como Português, Gramática e noções de Direito Penal e Direito de Trânsito, o concurso contará com uma nova disciplina: Geografia municipal de Niterói. O candidato deverá estar informado sobre os principais pontos da cidade.

Há 24 anos na corporação, o comandante da coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal, Sérgio Luiz, entrou como guarda e foi conquistando cargos mais altos. Apaixonado pela profissão, ele falou sobre seu maior desafio na corporação. “Gosto do que faço e aqui meu desafio é seguir no combate ao desmatamento”, afirmou.

Corporação enfrenta carência de servidores

Atualmente, a corporação conta com 310 guardas em atividade, sendo 47 mulheres. Apesar do anúncio de 200 vagas, o secretário de Segurança e Controle Urbano de Niterói, Wolney Trindade, garantiu que para atender a demanda do município seriam necessárias a abertura de mais 400 oportunidades. “Este número é infinitamente pequeno para os problemas que a cidade tem. Mas conseguimos autorização para 200. Nossa necessidade é de mais 400, em razão da gama de serviços que a Guarda Municipal presta. Infelizmente não há orçamento para contratar mais do que 200”, afirmou o secretário.

fonte: o saogoncalo.com.br

Três pessoas morrem após tentativa de fuga em Presidio de Cristalina-GO




Dois presos e um policial militar morreram neste sábado (8/10) após uma tentativa de fuga na unidade prisional de Cristalina, em Goiás. De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Goiana do Sistema de Execução Penal (Agsep) houve troca de tiros no local e um agente também foi baleado, mas passa bem.

Segundo a polícia, após a fuga dos detentos, os agentes trancaram as portas para evitar que outros tentassem sair. Como ainda estavam em horário de visita, os cerca de 100 familiares que estavam lá foram orientados a permanecer no local. Momentos depois todos foram liberados, mas aproximadamente 50 pessoas preferiram ficar para garantir a proteção dos presos. Por volta das 16h30 todos saíram do local.

No momento da fuga, os dois presos efetuaram vários disparos contra um agente de segurança prisional e um policial militar, que estavam de plantão. O sargento da PM, Divino Albino Batista, morreu na hora e o agente prisional, Girlei Ferreira, foi baleado na perna. Ele foi encaminhado para o hospital municipal da cidade e está estável. Durante a perseguição, os dois presos que fugiram também foram mortos.

Fonte: Gm Cristalina

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Tempo de jogar a toalha

Há antigos ensinamentos que buscam moldar os seres humanos modernos para o exercício da paciência. Um deles lembra que o broto do bambu leva cinco anos para surgir, mas, que a partir daí seu crescimento é constante e rápido. O bambu é conhecido pela resistência, gigantismo e capacidade encurvar-se para sair ileso das fortes ventanias.


A idéia central é que se deve fugir da tentação do imediatismo tão peculiar aos dias modernos e investir tempo considerável nos projetos, quer pessoais, quer profissionais. A idéia secundária e não menos importante é que não se deve desanimar com os acidentes de percurso, mas, aprender a inclinar-se para não ser arrebentado pelos turbilhões de ventos que frequentemente surgem de todos os lados.

Mas como avaliar o tempo certo de jogar a tolha?

Como saber, por exemplo, até que ponto seguir numa relação afetiva que, mesmo após investimento razoável de tempo, não atingiu um patamar desejável de crescimento ou de prazer que garanta um pouco de felicidade?

Até que ponto agüentar a rotina torturante do ambiente de trabalho?  quando muitos só pensam no seu lado pessoal ? e que causa estress e atrofia intelectual e profissional.

Qual é o limite da linha divisória que separa o tempo de investimento da paralisia e do comodismo?

Essas parecem ser questões que afligem mais que alguns indivíduos isolados. Ao que tudo indica são dilemas universais. Daí o crescimento das bibliografias de auto-ajuda em todo o mundo. As pessoas buscam respostas. E quase sempre, respostas externas para conflitos internos que afligem a alma.

Mas os manuais de auto-ajuda, infelizmente, não conseguem apresentar uma fórmula pronta que solucione de maneira prática e rápida os prejuízos emocionais provocadas por certas situações cotidianas.

Por isso, qualquer que seja o caso, a chave deve ser o bom senso. É necessário esse poder de decisão pessoal para avaliar as circunstâncias da vida.

Há de se reconhecer o momento certo de literalmente jogar a toalha e aceitar que isso não é sinal de derrota, apenas o fechamento de um dos vários ciclos da vida. Somente ao dar por encerrado um ciclo se consegue avistar o futuro e as novas possibilidades que com ele virão.

Se o ambiente de trabalho é opressor, se a empresa ou pessoas tornam seus projetos e a você mesmo invisíveis, é imprescindível avaliar o tempo já investido nessas relações e procurar identificar qual o foi o retorno concreto.

A idéia de imitar a flexibilidade dos bambus pode ser válida, mas, desde que não custe a própria honra.

Quando pequeno, recordo de um ensinamento do meu avô, um homem analfabeto, simples, mas que fazia questão de defender a sua dignidade. Ele dizia: “Quem se abaixa demais mostra os fundilhos”.

O poder de estabelecer limites é pessoal e jogar a toalha no tempo certo é o caminho para a libertação de amarras que freiam a vida e a felicidade. No final descobre-se a existência de um horizonte gigantesco de possibilidades. E como diz um texto bíblico, as esperanças para a vida se renovam a cada manhã.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Durante operação presença nas Praças ROMU apreende menores com substância entorpecentes, dinheiro e bicicletas.





Dando contunuidade à Operação Presença nas Praças, a Equipe ROMU nesta terça-feira (04/10) com o intuito de inibir e coibir o uso e tráfico de drogas e trazer mais segurança aos municipes, logrou êxito na apreensão de duas bicicletas no Parque José Afonso Junqueira e uma na Praça Paulo Afonso Junqueira onde os ciclistas infrigiram a Lei Municipal Nº 7011 que proibe andar de bicicletas sobre as praças e jardins.
Na Praça Dom Pedro II, mais conhecida como Praça dos Macacos dois menores ao perceber a presença dos Agentes Municipais dispensaram algo ao solo e fundada suspeita foram abordados sendo encontrado a quantia de R$ 88,00 ( oitenta e oito reais) com um e com o outro a quantia de R$ 70,00 ( setenta reais ) e  nao souberam informar a procedência do referido dinheiro, ao ser verificado o que haviam dispensado a equipe constatou ser um invólucro contendo um pó branco semelhante a cocaina, diante do fato os mesmos foram apreendidos e encaminhados a Delegacia juntamente com a substância.