segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Com a volta das aulas, a Guarda Municipal da algumas dicas de segurança aos alunos.

Não converse com estranhos.


Todo aluno deve estar sempre atento ao movimento de pessoas estranhas.

Lembre-se: Nem sempre quem esta sujo, ou mal vestido deseja fazer mal à alguém. Geralmente estas pessoas apresentam-se bem vestidas e com atitudes de aproximação amigável.

Recuse balas, doces ou qualquer coisa de pessoas estranhas.

A forma mais utilizada, por indivíduos que querem se aproximar de crianças é oferecendo alguma coisa, um presente ou algum alimento. Por isso é importante que a criança aprenda a não pegar nada de estranhos.

Não aceite carona de estranhos.

Mesmo que a pessoa lhe ofereça alguma vantagem, como um simples passeio, promessas de dinheiro e fama ou uma inocente carona, isso pode terminar em problemas de natureza grave e muitas vezes sem a possibilidade de reparação.

Veículos suspeitos.

Atente para veículos que passem diversas vezes em frente a um determinado ponto, sem uma explicação, ou ficam indo e vindo por uma mesma rua. Tais atitudes são consideradas suspeitas, sendo assim fique atento, procure um local seguro ou alguém de sua confiança e imediatamente comunique o fato a Guarda Municipal telefone 153 passando o maior número possível de dados.

Utilize itinerários movimentados e ande em companhia de amigos.

No nosso caminho, podem existir vielas ou trilhas. Mas, as vezes é melhor optar por um caminho maior, porém mais seguro. Fique sempre atento e nunca se esqueça de andar na companhia de um considerável número de amigos.

Permaneça nas salas de aula até o seu término.

Os alunos devem ficar na sala de aula até o término, para que os professores e diretores, possam saber onde estão, mesmo porque eles são os responsáveis pelos alunos enquanto estiverem na escola.

Após as aulas não fique ao redor da escola,

Vá direto pra casa

A melhor forma de nos livrarmos de qualquer tipo de ameaça, é ficando sempre próximos de locais conhecidos e movimentados. Por isso, para não correr riscos, ao sair da escola procure ir direto para casa. E se precisar ir para outro local, como estudar na casa de um amigo, não esqueça de avisar o pai ou responsável.

Notando algo estranho, procure imediatamente um Guarda Municipal ou ligue no telefone 153 , direto sem ficha ou cartão telefônico e informe seu nome, o local onde esta e o que aconteceu, procurando passar a mensagem da maneira mais calma e pausadamente possível.

Nunca se esqueça da importância de existir sempre alguém que saiba onde você está . Evite ir para outros locais sem avisar, e tenha consciência de que sempre existe alguém a sua espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário