domingo, 31 de outubro de 2010

Evadiram tomando rumo ignorado.

Uma Guarnição efetuava patrulhamento pela fonte dos amores, quando suspeitaram de 04 individuos em atitude suspeita. Porém os mesmos ao percebrem a presença dos Gms evadiram em desabalada carreira pra dentro da mata existente no local, foi efetuado um rastreamento porem sem êxito.

Programa caro !

A Guarnição de prefixo 281, composta pelos Gms Vicente e Gomes patrulhavam a Avenida José Remigio Prézia bairro Jardim dos Estados quando foram abordados pela vitima DSDO, que relatou ter combinado um programa sexual com a autora FDS e que a mesma o conduziu até um beco ali nas imediações, momento em que dois individuos WFP e FBR os aguardavam no referido local e o agrediram fisicamente subtraindo a quantia de R$ 202,00. Diante dos fatos com o apoio do Coordenador Fagundes e as demais viaturas do patrulhamento ordinario em posse das caracteristicas da suposta autora e autores, efetuaram um rastreamento pelas imediações encontrando-os umas duas quadras a frente foi feito uma busca pessoal nos mesmos e encontrado a quantia subtraida. Diante dos fatos a vitima foi encaminhada ao PS e posteriormente ao DP juntamente com os autores e testemunhas.

Bicicleta apreendida

Uma Guanição do Grupamento Operacional, efetuava patrulhamento pela Praça Getulio Vargas quando depararam com 03 individuos em atitudes suspeitas. Ao efetuarem a abordagem um dos individuos ao perceber a presença dos Gms evadiu com sua bicicleta. Diante dos fatos foi repassado via rede de radio a outra viatura que se encontrava nas imediações que conseguiram aborda-lo na Praça Pedro Sanches como nada foi encontrado somente sua bicicleta foi apreendida conforme a Lei Municipal 7011

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Guardas Municipais dão apoio ao dia D.




Equipes do Grupamento Operacional, dão apoio aos agentes de combate a dengue em passeata pela Rua assis figueiredo.
A Prefeitura realizou, nesta sexta-feira (29), uma passeata para mobilização ao combate à dengue. A concentração aconteceu  próximo ao Terminal de Linhas Urbanas, às 9h, seguindo pela rua Assis Figueiredo até próximo à Igreja Matriz.


O evento, organizado pela Vigilância Ambiental em Saúde, marca, no município, o "Dia D de Combate à Dengue". A passeata contará com a presença dos agentes de endemias, num total de 80 pessoas, algumas delas caracterizadas com a fantasia do mosquito Aedes aegypti, utilizada na peça teatral que é apresentada nas escolas durante todo o ano. Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal darão apoio ao evento.

"Este ano resolvemos utilizar uma nova estratégia para o Dia D, realizando uma passeata para chamar a atenção das pessoas que estarão passando pela rua Assis e também aqueles que trabalham no comércio. Nos anos anteriores, colocávamos estandes e o público que se interessava, parava para olhar. Agora, nós é que vamos ao público, num evento que vai chamar a atenção de todos. O objetivo é a conscientização e mobilização para os cuidados em combater o mosquito vetor", informa o diretor da Vigilância Ambiental, Rogério Blasi.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Grupamento Operacional efetua apreensão de bicicletas.

EQUIPE DO GRUPAMENTO OPERACIONAL EFETUANDO PATRULHAMENTO PELO PQ JOSÉ AFONSO JUNQUEIRA QUANDO DEPARARAM COM DOIS CICLITAS PELO REFERIDO PQ INFRINGINDO A LEI MUNICIPAL 7.011 .


UM MAIOR 20 ANOS E O OUTRO MENOR 17 ANOS DIANTE DO FATO SUAS BICICLETAS FORAM APREENDIDAS



Ubatuba - Porte de arma fora de serviço.

Guarda Municipal de Ubatuba obtém liminar para porte de arma fora de serviço.

Entre as vantagens desse procedimento, está a possibilidade de um Guarda atuar a favor da segurança pública em qualquer momento do dia ou da noite.

Os advogados Sérgio Soares Batista e Diego Machado Silva estiveram no gabinete do prefeito Eduardo Cesar para levar mais uma boa notícia sobre a Guarda Municipal de Ubatuba. A justiça determinou, liminarmente, que os Guardas Municipais poderão portar suas armas dentro e fora do horário de serviço.

Na ação, os advogados alegam inconstitucionalidade no inciso IV do art. 6º da Lei nº 10.826/03 do Estatuto do Desarmamento, que proíbe as guardas municipais com população inferior a 50.000 habitantes a portarem armas de fogo. “E somente nas cidades com mais de 500 mil habitantes, eles poderiam portar armas dentro e fora do serviço. Ao nosso ver, o número de habitantes é um critério subjetivo demais para determinar o porte de armas desses profissionais”, afirma Diego Machado

“Entre as vantagens desse procedimento, está a possibilidade de um Guarda atuar a favor da segurança pública em qualquer momento do dia ou da noite. Outra questão importante é não deixar as armas de todos os guardas em um só local, possibilitando a ação de bandidos”, explica Sérgio Soares.

Para o prefeito Eduardo Cesar, a decisão, embora liminar, colabora para uma cidade mais segura. “Temos lutado por uma Guarda Municipal cada vez mais atuante, preparada e equipada. Por essa razão, podemos ver a sua atuação junto às polícias no combate ao tráfico e à violência em Ubatuba. Acho que essa decisão só tem a acrescentardando mais segurança aos profissionais e à população ubatubense.”

Relembrando

No ano de 2005, Ubatuba foi a segunda cidade do Brasil a regularizar o porte de armas para Guardas Municipais, por meio de um convênio firmado entre a Polícia Federal e a Guarda Civil Municipal. Este convênio ajusta a atuação das prefeituras ao cumprimento do Estatuto do Desarmamento, que creditou à Polícia Federal a responsabilidade de fazer a cessão de portes de arma em todo o território nacional.

Guarda Verde informa sobre o assoreamento.

O Grupamento Operacional ( GUARDA VERDE) INFORMA!

O que significa o Assoreamento dos Rios e Lagos?

O Assoreamento é o acúmulo de areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados até rios e lagos pela chuva ou pelo vento. Quando isso ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água. Quando as matas são indevidamente removidas, rios e lagos perdem sua proteção natural e ficam sujeitos ao Assoreamento, e ao desbarrancamento de suas margens, o que agrava ainda mais o problema.


O Assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento. Evitar e controlar erosões no solo, além de manter as matas ciliares intactas é a melhor receita para evitar o Assoreamento.

Informações

Informamos as pessoas que tiveram seus materiais apreendidos como bicicletas, patins e skates que para efetuarem a retirada dos objetos, deveram em posse do relatório GM que lhes foi entregue deslocarem-se até a Prefeitura Municipal onde lhes serão entregue uma guia que pode ser paga em qualquer casa lotérica ou banco. E após o pagamento retirarem o material na sede da GMPC, acompanhados dos pais ou responsáveis no caso de menores. Para retirarem a guia na Prefeitura e o material na Guarda os horarios são das 12:00 as 18:00 hs.

A guarda municipal e a Constituição Federal Análise e interpretação do art. 144, § 8º, em relação a atuação das Guardas Municipais, e o seu efetivo Poder de Polícia.

A influência das políticas públicas dentro das instituições de Segurança Pública mostra-se de maneira clara nas Guardas Municipais do Brasil, onde os seus comandantes, na grande maioria são provenientes do quadro de Oficiais da reserva remunerada das Polícias Militares. Por conseguinte, trazendo conceitos e princípios da caserna, acarretam conflitos com a instituição (que é de caráter eminentemente civil), afetando várias esferas de desenvolvimento das Guardas Municipais, inclusive incorporando estatutos e normas, não condizentes com a verdadeira atuação.


Dentro da esfera de atuação das Guardas Municipais, existe um leque incomensurável de atribuições que estas corporações podem desenvolver na sua municipalidade, desde que os seus governantes estejam cientes e capacitados para que, de acordo com o seu plano de governo, proponham políticas públicas realmente viáveis, não criando fatos e mitos.


As pessoas que se recusam em admitir que as Guardas Municipais, dentro da sua função institucional, são organismos de segurança pública, em virtude das restritas e errôneas interpretações, acabam, por conseguinte, contribuindo indiretamente para com objetivos escusos, tais como: 1- transferir a parcela de culpa pela insegurança local, à escalões superiores; 2- negar a parcela de responsabilidade dos dirigentes municipais na área de segurança pública; 3- motivar o uso da insegurança dos municípios como plataforma política; 4- beneficiar a manutenção do “status quo” de alguns, em detrimento do índice alarmante da falta de segurança generalizada (lei da oferta e da procura ― quanto mais escasso e procurado o produto, mais caro será); 5- incentivar a ampliação do serviço paralelo de segurança, sendo uma atividade eminentemente de natureza privada, com fins lucrativos; e, por fim, 6- permitir o crescimento da criminalidade, relacionado à sensação de impunidade do Estado, para com o infrator.


Delegar esta função à instituições privadas, é o mesmo que transferir o poder familiar de um filho a um desconhecido. As atividades próprias do Estado são indelegáveis, pois só, diretamente ele, as pode exercer. Dentre elas se inserem, o exercício do poder de polícia de segurança pública e o controle do trânsito de veículos. Desta forma, torna-se prejudicada a outorga à pessoa jurídica de direito privado, o exercício do poder de polícia sendo essa delegação, contrária às disposições da Constituição Federal.


A falha na segurança pública, até pouco tempo atrás, estava relacionada com a ausência de sintonia e sinergia entre as esferas públicas, no âmbito municipal, estadual e federal, onde cada qual transferia a sua parcela de responsabilidade para outro segmento.


Após muitos estudos sobre o assunto, foi diagnosticado o problema, desencadeando-se então, por meio do governo federal, medidas que visam suprir, de maneira significativa estes focos globais e locais, com o emprego das Guardas Municipais.

Com o advento do Plano Nacional de Segurança Pública, iniciou-se uma nova etapa na existência das Guardas Municipais, onde estas corporações passaram a assumir, cada vez mais, a sua parcela de responsabilidade frente à segurança pública local.

Conforme menciona o professor Luiz Otavio Amaral, “Quase sempre, entre nós, quem gerencia o sistema policial ou não conhece profundamente qual a razão teleológica da instituição/função, ou, quando conhece, padece do vício do corporativismo deturpante. Enfim, a polícia, entre nós, ainda não alcançou a sólida cultura básica de profissionalismo”1.

Desse modo, cabe lembrar que a individualidade e o respeito de cada corporação que atua na esfera policial estão, efetivamente, na valorização dos seus integrantes e na manutenção de uma identidade própria, vindo uma a acrescer com a existência da outra.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

MORRE AOS 79 ANOS O SENADOR ROMEU TUMA, O PAI DA PEC 534, O GRANDE AMIGO DAS GUARDAS MUNICIPAIS

Morreu ontem o senador Romeu Tuma (PTB-SP). Ele tinha 79 anos e estava internado desde 1º de setembro no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Deixa mulher, a professora Zilda Dirane Tuma, quatro filhos e nove netos. Segundo a assessoria do hospital, o óbito ocorreu às 13h em decorrência de falência múltipla de órgãos.

O senador foi hospitalizado em meio à campanha eleitoral, na qual buscava reeleger-se, e estava inconsciente desde 2 de outubro, quando passou por cirurgia e recebeu um dispositivo de assistência cardíaca chamado Berlin Heart, considerado um coração artificial. Segundo o médico Rogério Tuma, seu filho, ele nem chegou a tomar conhecimento do resultado eleitoral, em que ficou em quinto lugar na disputa ao Senado por São Paulo, tendo recebido 3,9 milhões de votos.

“Ele participou de uma eleição em que esteve ausente (da campanha) por mais de um mês. Quem votou nele, votou com manifestação de desejo de melhora. Agradeço a este ato de carinho de todos os eleitores. O que ele mais queria era continuar no Senado fazendo justiça. Ficou 79 anos lutando para ser uma pessoa educada, polida e carinhosa, e lutando para ser justo", disse o filho.

“Sinto-me derrotado como médico por não ter conseguido fazer o que eu queria ter feito para salvar meu pai”, acrescentou, informando ainda que a causa inicial de sua internação, em meio à campanha, foi uma faringite. Originalmente, a assessoria do senador havia informado que ele havia sido internado com afonia, isto é, perda da voz causada por inflamação. Ainda segundo o filho, o coração artificial funcionou bem até três dias atrás, quando o senador começou a ter problemas renais que culminaram na falência múltipla.

Rogério Tuma também lembrou que seu pai sofria de problemas cardíacos havia 12 anos. Foi submetido a três pontes de safena, após sofrer um infarto na tribuna do Senado. Ele também sofria de diabetes e tomava injeções de insulina para controlar a doença.

Tuma completou 79 anos em 4 de outubro, um dia após o primeiro turno das eleições. Desde os 20 anos de idade na carreira policial, ele assumiu seu primeiro mandato no Legislativo em 1995, aos 64 anos. Foi reeleito em 2002 e tentava novamente a reeleição ao Senado Federal pelo PTB de São Paulo, onde nasceu.

É com pesar que a familia Azul Marinho recebe esta triste noticia, o nosso Senador Romeu Tuma, foi um dos poucos políticos que defendera a causas das Guardas Municipais. Com certeza o Brasil perdeu muito com a sua partida, ouso a dizer que nos Guardas Municipais perdemos um "Pai", pois nesta caminhada o Senador Romeu Tuma sempre demonstrou a sua simpatia pelas Guardas, tanto que criou a PEC 534 que se perpetua até hoje sem definição, não por inércia do nosso Senador, pois foi inúmeras batalhas travadas no congresso para que a PEC fosse votada e ele sempre no comando.


A Familia do nosso Senador Romeu Tuma, os sinceros sentimentos da Familia Azul Marinho.

Tolerância Zero.

Equipes do Grupamento Operacional, Efetuam abordagens em aproximadamente 12 pessoas que se encontravam no interior do Parque José Afonso Junqueira em atitudes suspeitas, momento em que um individuo pedalando sua bicicleta deu de frente com os Gms e conforme manda a Lei Muncipal 7011  sua bicicleta foi apreendida. Pedimos a colaboração das pessoas para que denunciem ao verem pessoas em atitudes suspeitas no local não é preciso se identificar só informem as caracteristicas dos individuos e a localização exata. Liguem 153  de qualquer orelhão ou celular a ligação é grátis.

Guardas Municipais dão apoio em saida de alunos.



Equipe do grupamento Operacional, deram apoio ao Vigia Pedroso na saida dos alunos do Colégio Municpal no controle do Trânsito. Transcorrendo sem alteração.

Individuos não identificados danificam cadeados em escola.

Individuos não identificados danificaram, dois cadeados de portão da Escola Vitalina Rossi zona sul da cidade. Diante do fato uma Guarnição do Grupamento Operacional confecçionou um Relatório de Ocorrência e encaminhou a DP para as providências subsequentes.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Corte ilegal de arvores! Denuncie.

O Grupamento Ambiental ( Guarda Verde), orienta.

O desmatamento vem crescendo muito com o passar dos anos. Existem muitas madeireiras pelo mundo que precisam realmente da madeira das árvores para fabricar seus produtos, assim como fabricas de papel e outros.

Mas há quem não tenha uma licença para isso, e sendo assim isso se torna corte ilegal de árvores. Isso é um crime contra a natureza, e a pessoa pode vir até a ser presa, ou ainda pagar uma multa muito alta.
Se você sabe de alguém, ou uma empresa clandestina que está desmatando alguma região, denuncie. Você estará fazendo a sua parte para o bem do meio ambiente e contra o desmatamento. A denúncia pode ser feita pelo telefone 153, ou 36972099.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

GM aborda pessoas em atitudes suspeitas.

Por volta das 18:35 minutos, viaturas do Grupamento Operacional sob o comando do Coordenador Cabral, deslocaram até ao Parque José Afonso Junqueira, onde segundo informações de transeuntes aproximadamente 10 Individuos faziam uso de entorpecentes no local. Diante dos fatos os mesmos foram abordados e como nada foi constatado foram qualificados e liberados.

GM efetua apreensão de bicicletas.


Equipe do Grupamento Operacional, efetuava patrulhamento pelo Parque José Afonso Junqueira quando depararam com 02 ciclistas pedalando suas bicicletas pelo referido parque, infringindo  a Lei Municipal 7011. Diante dos fatos suas bicicletas foram apreendidas.

Guardas Municipais apoiam Assistentes Sociais.


Duas Guarnições do Grupamento Operacional, foram acionadas para darem apoio ao  pessoal da Assistencia Social no recolhimento de 15 (ciganas) que se encontravam na area central fazendo mendicância e pertubando pessoas que por ali transitavam. Diante do fato foram encaminhadas até o Terminal Rodoviario e posteriormente embarcadas para sua cidade de origem pelos asssistentes sociais.

sábado, 23 de outubro de 2010

A Segurança Pública e a Importância das Guardas Municipais.

Englobando o país em que as pessoas clamam por uma segurança pública mais justa e eficiente, está dentre os agentes institucionais incumbidos dessa árdua missão, a figura das Guardas Municipais como boa opção de somação na tentativa de resgatar a confiança do povo nos seus órgãos de proteção para uma conseqüente melhora nesta problemática área social.


Com o recrudescimento da violência e o aumento estúpido da criminalidade em todo canto do país e, pelo fato das Polícias não estarem sendo suficientes o bastante para conter o surto da marginalidade, precisamos além do apoio irrestrito da população, das ações relacionadas às Guardas Municipais neste importante mister de bem proteger a sociedade.

A sociedade brasileira é sabedora que a Instituição Policial Militar tem as suas ações voltadas primordialmente para a prevenção em virtude de ser uma força fardada, uniformizada, enquanto que a Polícia Civil, a Polícia Judiciária é incumbida da repressão ao crime, ou seja, é responsável por construir o alicerce do Processo Criminal através da investigação policial, do inquérito policial, para levar os delinqüentes ás barras da Justiça.

Entendem-se pelas matérias policiais e entrevistas diversas que o povo sabiamente, com toda razão, prefere a prevenção ao crime, por isso clama pela sua Polícia ostensiva, preventiva, pela sua Polícia uniformizada para frear a velocidade do crime e da violência, contudo, dado ao fato de que, cujo policiamento requer de um grande contingente em todos os Estados, em todas as cidades, infelizmente isso não ocorre a contento, pois com o sucateamento que os Governos fizeram com as Instituições Policiais ao longo dos anos, não evoluindo para acompanhar o crescimento populacional e marginal consequentemente, é praticamente, para não dizer impossível, que os Estados sozinhos possam arcar com tais responsabilidades reparadoras, por isso não há como os Municípios deixarem de concorrer com as suas parcelas de responsabilidades em busca da solução adequada para essa problemática e, em assim sendo, por obvio, as Guardas Municipais tem a bola da vez.

A população quer solução para a questão da sua insegurança e não faz distinção entre Policias. O povo reclama principalmente por policiamento ostensivo mais eficiente e presente em diversos lugares. A sociedade clama pela presença de Policiais uniformizados nas ruas, durante todo o dia e, notadamente, à noite, para a garantia da propriedade e da vida das pessoas.

A crítica da imprensa e o clamor da sociedade por uma segurança pública mais eficaz levam-nos a um exame mais criterioso de que as Guardas Municipais devem realmente ultrapassar as suas atribuições constitucionais para tornarem-se força auxiliar da Polícia, em destarte, da Polícia Militar, vez que com a sua qualidade de ser uma instituição uniformizada, assim resta importante e necessária aos anseios popular.

O artigo 144 da Constituição Federal trata da questão da segurança pública como sendo dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, definindo como órgãos de proteção da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Policias Civis, Policias Militares e Corpos de Bombeiros Militares, deixando, entretanto, para os Municípios o poder de constituir as suas Guardas Municipais, destinadas somente a proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme o estatuído no § 8º do citado artigo.

Entretanto a interpretação do texto constitucional deve sempre buscar o melhor resultado social, a melhor opção para o povo, a melhor alternativa e, a alternativa plausível para a melhoria do nosso policiamento ostensivo está nas Guardas Municipais para todos os lugares como auxiliar da Polícia Militar.

Partindo do princípio de que quem guarda vigia, quem vigia policia e, quem policia é a Polícia que guarda e também vigia logo se subentendem que as Polícias e a Guardas Municipais caminham pari passos, ou seja, estão no mesmo barco, na mesma tempestade e com a mesma finalidade, qual seja, a proteção da sociedade através da manutenção da ordem, do cumprimento e aplicação das Leis vigentes no país.

Bem verdade é que as Guardas Municipais existentes em alguns lugares já fazem o policiamento ostensivo e preventivo, assim como também é verdade que em diversos Municípios os componentes desses órgãos também possuem porte de arma de fogo e, noutros nada disso, por isso faz-se necessário uma melhor organização, uma organização ampla, que evidentemente só pode ocorrer com mudança constitucional quanto às suas atribuições com a conseqüente efetividade do poder de Polícia para os seus componentes, pois muitos estudiosos do tema assim também entendem favoráveis.

O funcionário público denominado Guarda Municipal em verdade é um agente de segurança pública do Estado apesar de trabalhar para o seu Município e, em tese também possui o Poder de Polícia na medida em que contribui para a aplicação da Lei e na medida em que procura manter a ordem e o estado de direito do país, pois se entende como Poder de Polícia a atividade da admistração pública que limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade em razão do próprio interesse público, ademais, as Guardas Municipais de hoje vem desenvolvendo suas atividades de acordo com as necessidades de cada Município, sempre com o objetivo primordial de bem atender aos anseios da sociedade local que consequentemente faz parte do contexto estadual e nacional.

Ademais, o cerne do Poder de Polícia está direcionado a impedir atos ilegais e proibições, comportamentos que possam ocasionar prejuízo à sociedade, compromissos esses, que as Guardas Municipais já desenvolvem desde o primórdio da sua geração. <

Outro fato de relevante mérito é que as Guardas Municipais buscam sempre o policiamento em integração com o povo dos seus Municípios e isso é de suma importância para se fazer segurança pública, pois a população passa a ver a sua Guarda que também é a sua Polícia, à luz do valor da amizade, virando sua parceira no combate ao crime.

Tais corpos municipais fortalecidos e expandidos para todas as cidades do país, por certo desafogariam as Polícias Militares e evitariam a expansão dos crimes nos seus municípios. Por sua vez, a Polícia Militar passaria a exercer em melhor patamar e plenitude a sua forte missão e, de tudo, haveria em conseqüência também o benefício para a Polícia Civil, ou seja, para a Polícia Judiciária que tem em seu acervo imensurável quantidade de procedimentos investigativos em todas as Delegacias de Polícia do país sempre em ascensão e que com o evidente freio ou diminuição dos crimes, estaria mais apta e solta para melhor investigar os ilícitos inevitáveis.

Assim como os Estados devem proceder com as suas Polícias, os Municípios devem investir e mais valorizar profissionalmente as suas Guardas Municipais, qualificar melhor os seus membros, tornar insistentes e bravos guerreiros defensores do cidadão de bem, soldados eficientes e respeitosos, ágeis e transparentes, honrosos e merecedores da confiança da sociedade, para enfim, como verdadeira força somatória, caminharmos todos juntos em busca da tão sonhada, almejada e esperada, real segurança pública dos brasileiros.

Autor: Archimedes Marques (delegado de Policia no Estado de Sergipe. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Universidade Federal de Sergipe

GM de Poços de Caldas, efetuam apreensões de menores por furto.


Por volta das 16:35 minutos, a Cecop recebeu uma denúncia feita via 153 de que duas menores e um homem estariam em um bar nas imediações do patio do mercado municipal em atitude suspeita. Diante do fato uma guarnição do Grupamento Operacional, deslocou até ao local e deparou com os individuos, ao efetuarem a abordagem o autor BF de 43 anos disse ser genitor de uma das menores porem ao verificar os documentos foi constatado que o mesmo estava mentindo, e foi submetido a uma busca pessoal e estava em posse de uma arma branca com aproximadamente 10 centimetros de lamina, Com o apoio de uma Guarda Feminina foi efetuado tambem uma busca pessoal nas menores FFB de 15 anos e DMS de 14 anos e encontrado em posse das mesmas 01 piercing de labios, 02 esmaltes, 02 pacotes de absorventes e 02 blusas ao serem indagadas sobre a origem dos materiais, disseram ser produtos de furtos em estabelecimentos comerciais, Face ao exposto o autor foi preso cientificados de seus direitos constitucionais e as menores apreendidas e todos encaminhados juntamente com o material apreendido ate a DP.

Bicicleta Apreendida.

As 09:35 minutos, uma guarnição do Grupamento Operacional efetuava ponto base no Parque José Afonso Junqueira, quando depararam com o autor JKT de 18 anos transitando com sua bicicleta pelo interior do referido parque infringindo a Lei Muncipal 7011. Diante do fato sua bicicleta foi apreendida.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Pertubação do Trabalho


Por volta das 17:20 minutos, uma Guarnição do Grupamento Operacional foi acionada pela cecop e deslocou até a Prefeitura Municipal na Avenida Francisco salles, 343 e segundo narração da solicitante e testemunha CRE o autor MSDS de 33 anos entrou no referido local dizendo que queria falar com o prefeito e ao ser inrformado que teria que agendar um horario o mesmo passou a gritar e a  ameaçar os funcionários que tentaram impedi-lo de entar na sala do Prefeito. Com a chegada dos Gms o mesmo passou a desacata-los e em ato continuo partiu para cima dos mesmos, tendo de ser usado de técnicas de imobilização para conter a reação do mesmo e o uso de algemas para garantir a integridade fisica do mesmo e de terceiros. Diante do fato foi dado voz de prisão ao autor cientificado de seus direitos constitucionais e encaminhado ao PS e conforme laudo médico o autor não teria nenhum tipo de lesão. Posteriormente foi apresentado a DP para as providências subsequentes.

Refeitório self service



Refeitório Da sede da Guarda Municipal ganha balcão self service que funciona nos horarios das 11:30 as 12:30 hs de segunda a sexta feira, com cardápios diversificados.

Furto Qualificado em veiculos.


Por volta das 07:25 minutos, uma viatura do Grupamento Operacional foi acionada pela cecop e deslocou até a divisão de parques e jardins na rua São José e segundo narração do solicitante RSF, individuos não identificados pularam o portão do referido local e furtaram 01 bateria do veiculo kombi prefixo 157 da  frota de veiculos da Prefeitura Municipal. Diante dos fatos foi registrado um Relatório de Ocorrência e encaminhado até a Delegacia local para as providências cabiveis.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dano ao Patrimônio Público.


Por volta das 17:00 hs, a Cecop recebeu uma denúncia de que aproximadamente 10 individuos estariam na Praça Tiradentes no bairro jardim Santa Rita, danificando bancos de cimento. A guarnição do Coordenador Cabral com o apoio das demais viaturas do patrulhamento ordinário, deslocaram até ao local, e constataram o fato porém segundo informações de uma testemunha os individuos ja haviam se evadido. As viaturas em posse das caracteristicas dos autores efetuaram um rastreamento pelas imediações, porém não obtiveram êxito. Diante dos fatos foi confecçionado um Relatório de Ocorrência e encaminhado a DP para as providências subsequentes.

Ignoraram a presença dos Gms e se deram mal.


Por volta das 13:30 minutos, uma guarnição do Grupamento Operacional composta por dois Guardas Municipais efetuavam ponto base na Praça Paulo Afonso Junqueira, momento em que dois individuos entraram no interior da referida Praça pedalando suas bicicletas e as empinando, ignorando a presença dos Gms. Diante dos fatos os mesmos foram abordados e suas bicicletas apreendidas conforme a Lei Municipal 7011.

Visitas Tranquilizadora.

Viaturas do Grupamento Operacional efetuam constantemente visitas tranquilizadoras nos Parques, Praças e Escolas do municipio.

Visitas nas, escolas, parques e praças são constante, pois assim é possível atingir mais facilmente os objetivos inerentes ao policiamento, que além de possibilitar o conhecimento do cotidiano das pessoas, também soluciona problemas e até aumenta a participação das pessoas nos assuntos relacionados a segurança pública, estreitando e fortalecendo ainda mais a parceria Guarda & Comunidade.

Esta rotina diária dentro da Guarda Municipal facilita a troca de informações, o que pode culminar, desde, a prevenção de um pequeno delito até na prisão de possíveis autores, o que deve ser uma constante.explicando que o Guarda Municipal está ali não só para protegê-la, mas também ajudá-la no que for possível.

Esse procedimento é utilizado como uma forma de prevenir o delito, apontando as vulnerabilidades que motivam o infrator da lei a agir contra a integridade física de uma pessoa ou furtarem seus objetos.

Furto Qualificado.



Por volta das 07:40 minutos, uma viatura do Grupamento Operacional foi acionada pela Cecop e deslocou até a Rua Araguaia, 68 onde funciona o materno infantil e segundo narrações da solicitante/testemunha indivíduos não identificados pularam o portão e adentraram por uma janela na cozinha e furtaram 01 botijão de gás, 03 garrafas de café e um aparelho de som micro system. Diante dos fatos foi elaborado um Relatório de Ocorrência e encaminhado até a DP.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Impactos Ambientais.

O Grupamento Ambiental informa sobre os impactos ambientais.

O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida. Nos primórdios da humanidade o homem mantinha uma relação de submissão com o meio ambiente.


Com o passar do tempo o homem descobriu o fogo, mas o impacto gerado por este era irrelevante para a natureza, depois passaram a cultivar alimentos e criar animais, com isso o impacto ambiental começou a aumentar gradativamente. Pois para plantar e para o gado pastar era necessário derrubar árvores de determinados lugares, além do mais, a madeira derrubada servia para construir abrigos mais confortáveis e obtenção de lenha. A partir desse momento, começou a se tornar mais visível os impactos ambientais causados pelo homem como, por exemplo, a alteração em certas cadeias alimentares.

Alguns impactos ambientais:

• Diminuição da biodiversidade;

• Erosão;

• Inversão térmica;

• Ilha de calor;

• Efeito Estufa;

• Destruição da camada de ozônio;

• As chuvas Ácidas;

• Mudanças climáticas, etc.



O que fazer para diminuir os impactos ambientais:

• Reflorestar as áreas desmatadas;

• Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos, etc.

• A aplicação do desenvolvimento sustentável;

• Uso consciente dos recursos naturais;

• Evitar qualquer tipo de poluição.

• Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental;

• Criar lei que garantam essa preservação, etc.

Reconstituição de crime.



A Policia Civil, Militar e integrantes do Grupamento Operacional e Ambiental da Guarda Municipal deslocaram-se até o bairro Souza Lima, juntamente com  JBC de 64 anos acusado de ter assassinado o lavrador CF de 29 anos no dia 02/10/10 para a reconstituição do crime. O Delegado JAF responsavel pelo inquérito acompanhou tudo.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aquecimento Global

Poluição atmosférica: principal causa do aquecimento global


Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.

A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.

Conseqüências do aquecimento global


- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

Protocolo de Kyoto

Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.

Conferência de Bali

Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.

Conferência de Copenhague - COP-15

A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).

De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.

Informação

quarta-feira, 13 de outubro de 2010




Enre o periodo das 17:30 às 18:50 minutos, cinco bicicletas foram apreendidas no interior do parque José Afonso Junqueira por infringirem a Lei Muncipal 7011, que proibe o uso das mesmas em Parques, Praças, Jardins e calçadas. Os Proprietários foram informados sobre como efetuar a retirada das mesmas.

Ação de presença.


Guardas Municipais do Grupamento Operacional, efetuam periódicamente patrulhamentos pelo Parque José Afonso Junqueira, no intuito de inibir a ação de pessoas em atitudes suspeitas, usuarios de drogas e apreensão de skates e bicicletas de pessoas que infringem a Lei Municipal 7011.